Localização

Localizado na região leste do Estado do Tocantins, tem uma área com mais de cento e cinquenta e oito mil ha, distribuídas em dois municípios, São Felix e Mateiros. Criado em 12 de janeiro de 2001, uma região belíssima de rios subterrâneos e com muitas nascentes. Sua vegetação predomina principalmente de cerrado ralo, campo limpo com veredas, tem uma temperatura media de 32° C, a região também conhecida como deserto do Jalapão, Rios de águas transparente, e uma das menores densidades demográfica do Brasil, sendo (0,8 pessoa por km²) menos de uma pessoa por km² .
Sinta a emoção de estarem numa linda região desértica do jalapão no meio do cerrado nativo, subir morros e serras, trekking, passeio de 4×4, rafting nos rios mais limpos do Brasil.

Roteiro

1° DIA

Palmas / Quilombo Curicaca (Comunidade rio Novo) em Mateiros – TO

Sairemos de palmas cedo as 7h com a primeira parada no Canion Suçuapara, sem banho, uma linda fenda na planície japoeira onde as águas brotam das rochas, depois seguiremos para almoço na comunidade do rio Novo para saborearmos um gostosa comida tipica, visitaremos a casa e prainha do Sr. Abelino a pessoa mais velha da região com mais de 100 anos de idade e muitas histórias para contar. Ao final do dia seremos honrados com o por do sol nas Dunas,  Jantar e pernoite na comunidade do Rio Novo na Dona Creuza.

____________________________________________________________________________

2° DIA

Quilombo Curicaca / Quilombo Mumbuca

 Iniciaremos as atividades as 8h para conhecer um dos atrativos mais intrigantes da região, o local que mais impressiona os turistas e pesquisadores, poço de água cristalina e borbulhantes onde é impossível afundar e quem lá se banha tem a nítida sensação de estar flutuando, o fervedouro do buriti, em seguida iremos ao fervedouro do rio sono onde faremos nosso almoço. Logo mais  iremos conhecer a cachoeira do formiga, para muitos é o melhor banho do jalapão, além de sua cor ora azulada ora esverdeada, sua temperatura agradável fazem com que o visitante não queira sair dela tão cedo. Lembre-se de levar os óculos de mergulho, e encante-se com essas águas. Depois iremos para a comunidade do Mumbuca, jantar e pernoite na comunidade.

Vale ressaltar que o banho nos fervedouros, recomenda-se o não usar protetor e repelente, pois são pequenas nascentes de águas limpas cheio de  peixes e plantas, prefira usar camisas de mangas longas com proteção UV, livrando se também dos insetos.

——————————————————————————————————————–

Opcional: Serra do Espírito Santo – este opcional, passeio começa às 04 horas da manhã pela Serra do Espírito Santo (R$ 150 por pessoa), uma caminhada de aproximadamente 4 horas de duração com uma subida de 500 metros, onde poderemos apreciar o nascer do sol e uma paisagem deslumbrante. Retorno para a pousada para o café da manhã. Consulte disponibilidade com o guia.

_____________________________________________________________________________

3° DIA

Quilombo Mumbuca / Quilombo do Prata

Café com a comunidade e saída para o fervedouro do Sr Conceiçao, mais conhecido como fervedouro do ceiça, o primeiro fervedouro a ser visitado na região. Em seguida iremos conhecer o projeto Mirabilis de construção bio sustentável e ainda poderemos continuar  refrescando nas águas cristalinas do rio Formiga, em um belíssimo poço, Saíremos por volta das 12h30 min para almoço no fervedouro do buritizinho, depois de uma comida caseira no fogão partiremos as 15 horas para uma bela caminhada beirando o rio formiga ate o encontro com rio Sono e seu belo fervedouro com a maior pressão do jalapão, depois partiremos para a comunidade do Prata conhecer a verdadeira rapadura do sertão Brasileiro, jantar e pernoite na comunidade!

____________________________________________________________________________

 

4° DIA

Quillombo do Prata (São Félix do Tocantins) / Jalapão Ecolodge

Pela manhã tomaremos um gostoso café na comunidade e conheceremos um pouco da historia da região jalapoeira à sombra das lindas árvores nativas como os Tiguis e ipês, depois disso iremos para o fervedouro do alecrim, propriedade de uma família tradicional da região. No final do dia estaremos no Jalapão Ecolodge para um belo por do sol, jantar e pouso no Jalapão Ecolodge.

____________________________________________________________________________

 

5° DIA

Jalapão Ecolodge / Palmas

No dia do retorno à Palmas ainda poderemos desfrutar pela manhã dos atrativos e as atividades de aventura disponíveis no Jalapão Ecolodge, como o bóia cross e uma trilha de bike, são atividades opcionais, mas já está incluso um relaxante banho no remanso da enseada do rio Soninho. Após o almoço iniciaremos nosso retorno à Palmas, mas antes iremos parar no Morro Vermelho, considerada uma das mais impressionantes formações rochosas do Jalapão . Chegada prevista em Palmas para às 20 horas.

 

Dica de viagem

O QUE INCLUI:
1. Transporte para a região do Jalapão em veículo 4×4, partindo e retornando para Palmas;

2. Transfer in/out Pousada – Aeroporto – Pousada – Aeroporto

3. Hospedagem em apartamentos com café da manhã  (Não inclui hospedagem em Palmas).

4. Alimentação – Pensão completa com valorização da culinária regional (café da manhã, almoço e jantar, além do lanche de trilha); Não inclui alimentação em Palmas

5. Água mineral durante a expedição.

6. Taxa de visitação nos atrativos;

7. Guias de turismo;

8. Flexibilidade na operação da expedição;

9. Equipe capacitada e há mais de 10 anos atuando na região;

10. Interação com as comunidades tradicionais.

11.Lanche de trilha;


NÃO INCLUI:

Qualquer item não mencionado acima, incluindo hospedagem e alimentação em Palmas, e os passeios opcionais.
Obs. Opcional em São Felix: Rafting classe lll no Rio do Sono com duração de 2:30min. Valor R$ 200 (duzentos reais) por pessoa.
O roteiro pode sofrer alterações devido às condições climáticas ou algum fator que o guia julgue comprometer a integridade física do grupo.