Construindo trilhas e caminhos no Jalapão desde 2009

Construindo trilhas e caminhos no Jalapão desde 2009

Como escolher os melhores roteiros do Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão colocou definitivamente o Tocantins no mapa do turismo brasileiro na última década. Com cerca de 1590 km², a região reúne rios, cânions, cachoeiras, morros, dunas, lagoas, fervedouros, chapadões e comunidades quilombolas.

Toda essa natureza, as comunidades e seus encantos atraíram muitos viajantes nos últimos anos, principalmente aqueles em busca de ecoturismo e aventura.

Saindo da capital Palmas, são aproximadamente 150 km até Ponte Alta do Tocantins, a cidade que costuma ser usada como base para os roteiros.

Mas, muitos perguntam: qual o melhor roteiro do Jalapão? Como escolho os passeios?

Para ajudar você, elaboramos esse texto. Confira aí!

Montando o melhor roteiro do Jalapão para você

As viagens pelo Parque duram entre 4 e 7 dias, dependendo do roteiro. E o ponto positivo é que existem passeios para todos os tipos de turista.

Aqueles mais aventureiros e dispostos podem encarar as trilhas de até 30 km em um único dia, as chamadas travessias jalapoeiras. Já quem não gosta de (ou não pode) andar tanto, é possível focar nas opções em que veículos 4×4 cumprem a maior parte do trajeto.

Então, para escolher, você precisa verificar qual sua disponibilidade de dias e disposição para atividades físicas (intensas ou mais leves). Lembrando sempre que é preciso contar dois dias a mais da chegada e saída de Palmas.

Os melhores pacotes de passeio pelo Jalapão

Os pacotes são as melhores formas de explorar a região, pois incluem, em geral, transporte terrestre, hospedagens, alimentação, guia e taxas. Assim você só se preocupa em chegar e sair de Palmas. O restante do trajeto é comandado pelo guia!

Vale atentar que alguns pacotes disponibilizam atrações opcionais, que são pagas à parte. Então, desejando realizar a atividade, é preciso levar dinheiro também.

Selecionamos alguns dos pacotes que oferecem os roteiros do jalapão exclusivos e mais desejados!

Emoções (4 dias)

O roteiro pelo Jalapão mais compacto é o Emoções, de quatro dias e três noites; e esse é o mínimo indicado para conhecer a região!

Saindo de Palmas, o primeiro destino é a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada no pôr do sol, os maiores pontos de visitação no início do roteiro no Jalapão.

O segundo dia oferece visitas ao Cânion Sussuapara, à prainha do Rio Novo e às Dunas do Jalapão no entardecer.

O terceiro dia conta com um trekking opcional na Serra do Espírito Santo para o amanhecer, além de passeios à cachoeira do Formiga e aos fervedouros do Ceiça, do Bela Vista e do Alecrim.

E o último dia tem pela frente o fervedouro Puro Encanto, a cachoeira das Araras e o morro da Catedral, chegando em Palmas no final do quarto dia.

Esse roteiro é indicado para quem tem pouco tempo e quer explorar toda a diversidade de atrativos. Veja que ele abrange desde dunas, morros, praias de rios e os famosos fervedouros.

Vivências (5 dias)

O roteiro Vivências tem cinco dias e quatro noites. O trajeto é parecido com o Emoções, porém adiciona alguns atrativos.

Na saída de Palmas, já há parada em Taquaruçu com cachoeiras de águas cristalinas. Depois, no mesmo dia o trajeto chega às cachoeiras das Araras, Escorrega Macaco e Roncadeira. E os dias que seguem: 2, 3, 4 e 5 são similares aos dias do roteiro Emoções.

Emoções e Vivências são os dois pacotes compactos e com valor mais acessível também.

São bons ainda para quem não quer ou pode andar muito, já que boa parte do trajeto é feito em veículo 4×4.

Raízes do Jalapão (5 dias)

O pacote Raízes Jalapoeiras contempla cinco dias e quatro noites, mas tem algumas diferenças do anterior, pois há uma maior interação com a comunidade e suas tradições!

O primeiro dia, saindo de Palmas, tem parada no Cânion Suçuapara, com almoço na prainha do Sr. Abelino (que tem mais de 100 anos, e é o mais velho da região!) e visita às Dunas do Jalapão.

O dia 2 tem visitas aos fervedouros Buriti e Rio Sono e à cachoeira do Formiga. Há um trekking opcional na Serra do Espírito Santo para o amanhecer.

Já o dia 3 tem os fervedouros do Ceiça (o mais visitado e, portanto, mais cheio), Buritizinho e Rio Sono, com visita ao Projeto Mirabilis de construção sustentável.

O dia 4 se aprofunda no Quilombo do Prata, vai ao fervedouro do Alecrim e termina no gostoso hotel Jalapão Ecolodge.

E o último dia passa pelo Rio Soninho e pelo morro Vermelho antes do retorno à Palma.

O Raízes é um pacote mais completo, que visita toda a biodiversidade e inclui ainda muitas histórias e paradas para conhecer as verdadeiras raízes do Jalapão: seu povo!

Volta ao Parque do Jalapão (6 dias)

O pacote Volta ao Parque é mais aventureiro, englobando trilhas e rafting.

No começo do passeio já há um hiking com subida até o morro da Catedral, além de curtir o Rio Soninho e descansar no hotel Jalapão Ecolodge.

O dia 2 começa com um trekking de 12 km até a cachoeira da Velha e depois oferece um rafting de duas horas por corredeiras de classe IV.

Depois dos esforços do segundo dia, o terceiro é mais relax, com visita aos fervedouros Macaúbas e Encontro das Águas pela manhã, com cachoeira do Formiga e morro do Jacurutu de tarde.

No dia 4 há o trekking para a Serra do Espírito Santo (quatro horas), antes da visita às Dunas do Jalapão e prainha do Rio Novo.

O quinto dia tem a Pedra Furada e o Cânion Encantado. E no último, as cachoeiras das Araras, Escorrega Macaco e Roncadeira antes de voltar à Palmas.

Todas as aventuras são entremeadas com visitas às comunidades locais com almoço e jantar bem tradicionais! Uma verdadeira volta completa no Jalapão e suas belezas.

Travessias Jalapoeiras (7 dias)

O roteiro Travessias Jalapoeiras é o mais intenso e a Cerrado Rupestre é a pioneira em oferecer essa aventura que se diferencia de todas as outras pelo contato intenso com a região e seus moradores.

Aqui os trajetos longos são feitos a pé! Portanto, se você gosta de andar, esse é o seu roteiro!

Com muitas trilhas e trechos com rafting, exige bastante disposição e preparo físico.

O trajeto saindo de Palmas inicia as paradas no morro da Catedral, já com um hiking subindo até o topo!

O segundo dia é a vez da Travessia dos Quilombolas com seus 27 km entre campos nativos e paisagens exuberantes, além das comidinhas deliciosas e muito bate-papo com os moradores das comunidades quilombolas da região.

O dia 3 tem 12 km de trilhas na Travessia dos Fervedouros para conhecer alguns dos principais. Aqui há várias paradas para aqueles banhos refrescantes e relaxantes.

No quarto dia são mais 12 km na Travessia das Dunas para ver o pôr do sol – que garanto que será inesquecível!

No dia 5, é a vez do rafting na Travessia das Águas! São 25 km em corredeiras classe IV, com paradas em várias prainhas e destino final a Praia do Clóvis.

No sexto dia é a Travessia da Velha, para conhecer o Rio Novo e tomar aquele banho renovador de energias na Cachoeira da Velha. Depois, são 12 km até o ponto final, com descanso merecido no Jalapão Ecolodge, de frente para morro Catedral.

E quem chegou até o sétimo dia passou por experiências incríveis em um dos destinos mais sensacionais do Brasil!!

No último dia há apenas o retorno para Palmas, com alma limpa, corpo renovado e mente modificada!

Travessias Jalapoeiras é a opção perfeita para quem adora trilhas e um maior contato com a natureza e quer fugir dos tradicionais veículos 4×4 em todo trajeto!


Então, já viu seu estilo? Já escolheu o seu roteiro? Vem com a gente Viver o Jalapão!

Vem viver o Jalapão!

Conversar
Olá, que tal planejar sua melhor expedição para o Tocantins?