Construindo trilhas e caminhos no Jalapão desde 2009

Construindo trilhas e caminhos no Jalapão desde 2009

Melhor Época para Viajar para o Jalapão

O Jalapão pode ser visitado durante o ano inteiro! Não há nenhum período que seja impeditivo. Porém, nossa região possui duas estações bem distintas e isso pode influenciar na decisão da melhor data para viajar de acordo com seu estilo.

Estação da Seca

O período sem chuvas vai de maio a setembro, com dias quentes e noites mais amenas.

Como o nome indica, as chuvas são bem escassas e quanto mais perto do mês de setembro, mais seco estará o ar.

Muitos visitantes preferem vir ao Jalapão no mês de maio, quando a umidade do ar ainda está alta, não há muitas chuvas e a vegetação está verdinha e mais exuberante.

Porém, quanto mais seco, mais lindo o pôr do sol!

Julho é o mês com menor incidência de chuva e também o período auge da florada dos ipês no Jalapão, que deixam o cenário pintado de amarelo, rosa e branco.

E setembro marca a transição da seca para as chuvas e também o início da colheita do capim dourado – então se quiser vê-lo dessa cor, esse é o mês!

Estação das Chuvas

As chuvas no Jalapão vão de outubro a abril, mas isso não significa que fique frio por aqui. O calor é constante e o sol não deixa de aparecer, com a diferença de ter umidade no ar e muita água durante alguns dias – o auge das chuvas é no mês de janeiro, quando chega a 225 mm em alguns dias.

O lado ruim do período é a que chuva pode atrapalhar um pouco os planos e horários, principalmente o pôr do sol, mas deixará mais rica e exuberante a paisagem.

Sensação térmica do Jalapão

Mas você deve estar se perguntando sobre a temperatura! Adiantamos que independente da época do ano, a variação de temperatura é pequena é pequena no Jalapão, sendo a máxima entre 30°C e 34°C e mínima entre 15°C e 20°C, e a temperatura das águas dos fervedouros e cachoeiras é sempre agradável e um refresco para o intenso calor do Jalapão!

Difícil será escolher apenas uma época para curtir as belas do Jalapão!

Conversar
Olá, que tal planejar sua melhor expedição para o Tocantins?