Comunidade Mumbuca do Jalapão

Você sabia que a comunidade responsável pela produção de artesanato em capim dourado chama-se Mumbuca? Se não sabia, acompanhe esse texto para conhecer sua história!

MUMBUCA: a comunidade do capim dourado

A história do surgimento de Mumbuca é curiosa.

Mumbuca é um povoado do município de Mateiros, que fica distante cerca de 360 km da capital Palmas.

O começo da história é lá nos anos 70, quando duas jovens mulheres da Bahia deixaram seu Estado de origem por sofrerem opressão por questões de trabalho e família.

Na tentativa de se esconder de possíveis perseguidores, elas foram para o norte de Goiás (área que hoje pertence ao Tocantins) e se fixaram em vilarejos remotos, onde poucas pessoas circulavam por suas estradas de terra difíceis de chegar.

Com grande necessidade de sobrevivência e muita criatividade, viram nos fios de um capim bonito, que brilhava como ouro e era encontrado nas veredas, uma forma de ganhar o seu sustento. E assim começaram a confeccionar artesanatos a partir do capim dourado.

Hoje a comunidade Mumbuca, que ganhou esse nome devido a um tipo de abelha da região, conta com aproximadamente 200 habitantes e produz com exclusividade o artesanato de capim dourado, admirado e exportado para todo o mundo!

O CAPIM DOURADO

O capim, que não é um capim, é, na verdade, um tipo de sempre-viva pertencente a família das Eriocaulaceas, cresce bem próximo ao solo em formato de roseta e acaba sendo escondido por outras plantas. Por isso, muitos comentam que colher o capim é quase que garimpar um ouro vegetal.

As peças criadas vão desde bolsas, cestos, cintos, bijuterias, entre outras belíssimas obras de arte!

Quer conhecer mais sobre o capim dourado e toda movimentação que ele traz na comunidade ano após ano? Então recomendamos assistir o documentário "Filhas do Dourado: Artesãs do Jalapão" clicando aqui.


Vem pro Jalapão ver tudo Pessoalmente!