Roteiro de 5 Dias para o Jalapão

Ficar apenas cinco dias para conhecer o Jalapão e Serras Gerais é possível, mas é corrido. A viagem é longa e a distância entre os pontos também, por isso, roteiros que otimizem o tempo são fundamentais para você visitar os pontos turísticos mais importantes e famosos. 

Se você tem apenas 5 dias disponíveis para curtir o Jalapão, nós temos um roteiro ideal, ou melhor, dois roteiros perfeitos para você! Conheça e escolha o seu! 

 

ROTEIRO 1 - Jalapão Vivências 

Vamos começar com uma proposta bem completa já saindo de Palmas para quem pretende ficar cinco dias e quatro noites nesse paraíso. 

Esse roteiro é indicado para quem tem pouco tempo e quer explorar toda a diversidade de atrativos. Veja que ele abrange desde dunas, morros, praias de rios e os famosos fervedouros.

Cachoeira do Formiga. Você pode conhecer em um roteiro de 5 dias pelo Jalapão com a Cerrado Rupestre.

A primeira parada você pode planejar em Taquaruçu para conhecer as cachoeiras de águas cristalinas. Depois, no mesmo dia você pode visitar as cachoeiras das Araras, Escorrega Macaco e Roncadeira. 

No segundo dia você pode visitar a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada para apreciar ao pôr do sol. 

O terceiro dia fica exclusivo para conhecer o Cânion Sussuapara, a prainha do Rio Novo e as Dunas do Jalapão no entardecer.

No quarto dia você pode fazer um trekking na Serra do Espírito Santo para apreciar o amanhecer, além de passeios à cachoeira do Formiga e aos fervedouros do Ceiça, do Bela Vista e do Alecrim.

E o último dia tem pela frente o fervedouro Puro Encanto, a cachoeira das Araras e o morro da Catedral, chegando em Palmas no final do quinto dia.

Apesar de um roteiro “bem puxado”, ele é completo para você conhecer todas as belezas e diferentes encantos do Jalapão! 

 

ROTEIRO 2 - Raízes Jalapoeiras

Esse segundo roteiro abrange muitos dos atrativos indicado no Roteiro 1, entretanto propõe uma maior interação com a comunidade e suas tradições!

Vivenciar o dia a dia da comunidade é viver o verdadeiro Jalapão com a Cerrado Rupestre.

O primeiro dia, saindo de Palmas, pare para conhecer o Cânion Suçuapara, com almoço na prainha do Sr. Abelino (que tem mais de 100 anos, e é o mais velho da região!) e visita às Dunas do Jalapão.

No dia 2 não deixe de visitar os fervedouros Buriti e Rio Sono e à cachoeira da Formiga. Para quem não dispensa um trekking, pode fazer um na Serra do Espírito Santo para apreciar o amanhecer das alturas.

No dia 3 visite os fervedouros do Ceiça (o mais visitado e, portanto, mais cheio), Buritizinho e Rio Sono, com visita ao Projeto Mirabilis de construção sustentável.

No dia 4 visite o Quilombo do Prata, o fervedouro do Alecrim e finalize o dia no gostoso hotel Jalapão Ecolodge.

E no último dia aprecie o Rio Soninho e o morro Vermelho antes do retorno à Palmas.

Esse roteiro abrange toda a biodiversidade e inclui ainda muitas histórias e paradas para conhecer as verdadeiras raízes do Jalapão: seu povo! 


Gostou desses roteiros? A Cerrado Rupestre oferece ambos em pacotes completos com automóvel 4x4 e guia turístico a um preço especial! Dessa forma você curte o melhor do Jalapão sem se preocupar com absolutamente nada, só vir e curtir!

Gostou da ideia? Fale conosco e agende sua viagem pra cá!