Construindo trilhas e caminhos no Jalapão desde 2009

Construindo trilhas e caminhos no Jalapão desde 2009

Tocantins: onde fica o Jalapão e Como Chegar nas Cidades da região

No Tocantins você encontra dunas douradas de mais de 40 metros, fervedouros que fazem você flutuar, chapadões que se destacam ao longe, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas…

Imaginou esse cenário? Sabe onde fica? É no Jalapão!

Onde fica exatamente o “Deserto das Águas” – como apelidaram nossa região – ainda é dúvida frequente. Então vamos lá explicar tudinho!

ONDE FICA O JALAPÃO

O Jalapão está localizado no extremo leste do estado do Tocantins, a cerca de 350 km de Palmas, nossa capital.

Ele não é uma cidade, como alguns pensam. O Jalapão é uma região ampla, com cerca de 34 mil km² – sendo maior que o território de Sergipe e Alagoas! – e contempla o conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual.

Há vários municípios que estão englobados no Jalapão, entre eles: Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins. Esses quatro locais são portas de entrada para os atrativos e base dos passeios.

COMO CHEGAR NO JALAPÃO

Palmas é a cidade mais próxima que recebe voos diretos de Brasília, São Paulo e Goiânia. Das demais cidades é preciso fazer uma conexão para chegar à capital.

A partir de lá em direção à Ponte Alta do Tocantins (a principal porta de entrada para o Jalapão) são 195 km de estradas asfaltadas. A TO-050 leva até Porto Nacional e de lá, a TO-255 até Ponte Alta. Desse município em diante, só há estradas de terra – inclusive nos 162 km que separam Ponte Alta de Mateiros.

Outra opção a partir de Palmas é ir para o município de Novo Acordo pela BR-010 e depois, pela TO-020.

Já para ir até Mateiros, a principal base para a maioria dos atrativos, é a TO-255 a partir de Ponte Alta do Tocantins ou a TO-030 e a TO-255, a partir de Novo Acordo. 

Devido às estradas de terra com solo arenoso, no Jalapão só circulam veículos com tração 4X4 e não é indicado viajar sem guia, pois as estradas têm poucas placas e a maioria das atrações é de difícil acesso, além da densidade demográfica ser baixíssima (não chega a 1habitante/km²) e você dirige por horas sem ver ninguém pelo caminho para dar uma indicação.

Mas, fique tranquilo! A equipe da Cerrado Rupestre, em todos os roteiros, te busca e leva para Palmas com muito conforto e segurança!


Foto: Prefiro Viajar.

Veja os Pacotes e venha para o Jalapão!

Conversar
Olá, que tal planejar sua melhor expedição para o Tocantins?